quarta-feira , 17 julho 2024
Notícias

No relatório final da CPI, Renan pede indiciamento de Bolsonaro por 10 crimes

Apresentado nesta quarta-feira (20), pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), o relatório final da CPI da Covid no Senado sugere que o presidente Jair Bolsonaro seja indiciado pelo conjunto de dez crimes. O documento foi alterado na reta final para retirar a conclusão de que Bolsonaro também teria cometido os crimes de genocídio contra as populações indígenas e homicídio qualificado.

A versão final do documento propõe que o presidente seja responsabilizado pelos seguintes delitos: epidemia com resultado morte; crimes de responsabilidade por proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo; crime de responsabilidade pela violação de direito social; infração de medida sanitária preventiva; charlatanismo; incitação ao crime; falsificação de documento particular; emprego irregular de verbas públicas; prevaricação; e crimes contra a humanidade nas modalidades extermínio, perseguição e outros atos desumanos.

O documento será lido nesta quarta-feira na CPI e votado pelo colegiado na próxima terça-feira, dia 26. Após essa etapa, as conclusões serão encaminhadas aos órgãos de controle, que poderão abrir processos sobre os supostos crimes apontados.

O parecer final tem 1.060 páginas e pediu indiciamentos envolvendo 68 pessoas e empresas. A retirada dos pedidos de indiciamento contra Bolsonaro pelos crimes de genocídio contra as populações indígenas e homicídio qualificado foi acertada após essas conclusões gerarem divergências no grupo majoritário da CPI.

A decisão foi tomada após o grupo de senadores chamado de ‘G-7’ se reunir na noite desta terça-feira (19/10), para discutir o documento.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: professor é preso por suspeita de abusar de aluno, em Uruaçu

Fato • Um professor suspeito de promover encontros sexuais com alunos, em...

Notícias

Advogado Romero Ferraz pede inclusão de diretor-geral do MP em interpelação de Marconi contra procurador

Fato O advogado Romero Ferraz pediu a inclusão do diretor-geral do Ministério...

Notícias

Carlinhos Cachoeira detona compra de fazenda por juiz federal, que acaba afastado pelo CNJ

Fato • Nesta terça-feira (16) Carlinhos Cachoeira publicou em seu perfil oficial...