A Prefeitura de Trindade, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, orientou as Unidades Escolares a realizarem um diagnóstico de crianças da Educação Infantil e alunos do Ensino Fundamental a ser entregue em novembro, após o mês de adaptação ao retorno do modo presencial, ocorrido no dia 04 de outubro com acompanhamento pessoal do prefeito Marden Júnior.
A intenção é avaliar o impacto do ensino não presencial durante o período mais crítico da pandemia, organizar a correção de casos de defasagem antes do fim do ano, e planejar as estratégias para o ano letivo de 2022.
O objetivo é ter um diagnóstico das aprendizagens essenciais adquiridas ou não dos estudantes do Ensino Fundamental, incluindo o Ensino de Jovens e Adultos, durante o Regime de Aulas Não Presencial (Reanp).
Entre outras estratégias, o diagnóstico permitirá que o professor possa tentar adequar suas abordagens de ensino às necessidades de cada criança ou estudante ainda nesse final de semestre.
Para a Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação sugeriu que as atividades no retorno presencial fossem de acolhimento, cuidado, ludicidade e atenção as questões socioemocionais, ligadas aos Direitos de Desenvolvimento e Aprendizagem.
Nesta linha, orientou-se para observação e avaliação de cada criança a partir do seu contexto familiar, social e emocional, e para que fossem oferecidas ações de adaptação à rotina estabelecida conforme o Protocolo de Biossegurança.
Essa forma de agir estimula o progresso individual, “fazendo com que ele (o aluno) atinja novos patamares em suas competências”, cita o documento Orientações Pedagógicas para o Diagnóstico no Retorno às Aulas Presenciais, enviado às unidades de ensino por determinação do secretário de Educação, Sérgio Sanches. O documento contém as orientações para o diagnóstico.
Nos diferentes níveis escolares, será avaliada a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, incluindo alunos do EJA. Serão desenvolvidas atividades envolvendo a leitura, a oralidade, a análise linguística e a produção escrita, em Língua Portuguesa. Já em Matemática, as atividades envolverão números, álgebra, grandezas e medidas, probabilidade estatística e geometria.
A proposta da avaliação diagnóstica, também é motivar as crianças e estudantes, estabelecendo um vínculo com a Unidade Escolar para evitar a evasão. “Por isso, é preciso motivá-los e considerar as novas possibilidades que se apresentaram, como uma nova forma de aprender e de se relacionar com os outros e consigo mesmo neste retorno”.
Retorno tranquilo
A volta das crianças da Educação Infantil e estudantes da Rede Municipal de Ensino de Trindade, no dia 4 de outubro, foi acompanhada em todas as unidades por integrantes da Secretaria Municipal de Educação.
Além de conferir a limitação de 50% da capacidade de alunos exigida nesse retorno ao ensino presencial, as equipes observaram o cumprimento ao protocolo de biossegurança.
A coordenadora Pedagógica da SME, Viviane Pereira da Silva Melo, a coordenadora para o Ensino de Jovens e Adultos, Cinthia Oliveira Santos Ribeiro, e o coordenador para a Educação Infantil, Bruno Araújo Teodoro, destacam que a prioridade inicial foi oferecer um clima de acolhimento socioemocional.
O que foi priorizado em outubro, enfatizaram os coordenadores, foi buscar um retorno calmo, com muito diálogo, para integrar as crianças/alunos ao novo ambiente escolar, onde as regras de distanciamento, uso de máscara, higienização constantes de mãos, alteram o olhar e a vivência nesse ambiente.
O retorno às aulas presencias contemplou as celebrações normais, como a do Dia das Crianças, em 12 de outubro. Também foi período de trabalhar com temáticas transversais como: saúde sexual reprodutiva (6º ao 9º ano e EJA), Setembro Amarelo (a partir do 5º ano – Prevenção ao Suicídio), bullying, cultura da paz, prevenção a acidentes domésticos e educação para o trânsito para jovens e adultos.