quarta-feira , 15 janeiro 2025
Sem categoria

Paulo Guedes chama ministro astronauta de “burro” e critica colegas

Em encontro com integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou colegas de incompetentes, referiu-se ao ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) como “burro” e disse que se questiona, às vezes, por que está no governo. O relato da conversa foi publicado na edição desta quarta-feira (27) da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Segundo a coluna, Guedes disse que há muita incompetência na gestão do dinheiro público, que ministros não executam os recursos disponíveis e deixam valores parados, sem utilização. Conforme o relato da publicação, ele atacou outros dois ministros: Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). Disse, ainda, que quem decide para onde vai o dinheiro do governo é a Casa Civil, comandada por Ciro Nogueira, um dos principais líderes do Centrão.

Os parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia reivindicavam a retomada de R$ 600 milhões de recursos retirados do ministério de Marcos Pontes. Participaram do encontro com o ministro da Economia deputados da base e da oposição.

De acordo com a Folha, Guedes se referiu a Pontes, até hoje único brasileiro a viajar para o espaço, como astronauta e disse que ele não entende nada de gestão.

“Guedes criticou a reclamação em questão, sobre o corte nos valores da pasta, dizendo que cerca de 50% da execução orçamentária até agora não foi feita. Ele se queixou das prioridades do ministério, afirmou que sempre defendeu o investimento em ciência, mas que o dinheiro foi parar em ‘foguetes’. Nesse momento, usou a palavra ‘burro’ para classificar o gestor”, relata a coluna.