segunda-feira , 27 janeiro 2025
Sem categoria

Prefeitura de Trindade implanta mais dois ecopontos no município

A Prefeitura de Trindade realizou, neste mês de outubro, a implantação de mais dois ecopontos no município: um na Avenida Tiradentes, no Setor Soares, em frente à UPA 24hs e outro na Avenida D, Vila Pai Eterno, próximo ao Cmei Thaise Freire.

Agora, Trindade possui quatro locais com ecopontos. Os outros dois estão localizados na Praça do Ginásio de Esportes do Setor Maysa e na Avenida Manoel Monteiro, esquina com a Avenida Raimundo de Aquino. A população aceitou tão positivamente a proposta que o projeto já foi ampliado.

Os ecopontos fazem parte do Programa de Coleta Seletiva iniciado no município em agosto deste ano quando também foram fixados jogos de lixeiras em diferentes locais de Trindade. As unidades dos ecopontos foram instaladas em parceria com a Coming e a Prefeitura aguarda que mais empresas façam adesão ao programa, o que poderá beneficiar mais bairros do município.

Cada unidade possui quatros metros de comprimento por dois metros de largura. Os ecopontos são instalados em estruturas de cimento e totalmente lacrados, sem a possibilidade de entrada de água da chuva. Para facilitar a separação, existem compartimentos definidos para plástico, papel, vidro, metal, eletrônicos, pilhas e baterias.

Todo o material depositado nos ecopontos é recolhido pela Prefeitura de Trindade e destinado a uma cooperativa de reciclagem instalada no município. No futuro, a expectativa é que a própria cooperativa faça esse trabalho.

“A ideia é gerar, cada vez mais, renda para as cooperativas. A parceria com a prefeitura vai continuar, mas terão mais autonomia para a realização do trabalho”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur, idealizador do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de Trindade.

O modelo de ecopontos chama a atenção do poder público de municípios e até do Estado.

A Defensoria Pública Estadual manifestou interesse à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Trindade em conhecer o projeto para posterior instalação em unidades goianas.

“O objetivo é esse mesmo, que a ideia se torne realidade no maior número de locais possíveis. Assim, estaremos promovendo mudança de comportamento, despertando a população para uma atitude mais consciente quanto ao meio ambiente”, conclui o secretário Roberto Badur.