Ao apresentar propostas e projetos frente à Chapa2 OAB pra Tod@s, em debate com os advogados Rafael Lara, Rodolfo Mota e Pedro Paulo Medeiros, Valentina Jungmann foi enfática na defesa do lugar de fala de cada um no Sistema OAB. Profissional experiente, ela apresentou propostas que buscam levar a OAB-GO para uma nova etapa de representatividade efetiva da advocacia goiana.
Valentina fez a defesa de eleições diretas para a OAB nacional e medidas urgentes de inclusão. “A primeira que adotaremos é o fim da cláusula de barreira, para que advogados e advogadas, sem qualquer requisito prévio de tempo de inscrição possam disputar cargos no sistema OAB”. A candidatura dela inaugura uma nova era na OAB por ser a primeira candidata mulher em oito décadas de Ordem dos Advogados.
Temas gerais como defesa das prerrogativas, a relação da Ordem com as instituições, advocacia dativa e a assistência aos defensores estiveram em pauta. A Chapa2 de Valentina, defende um viés de total transparência e compromisso com a modernização da OAB-GO.
Conselheira federal, ex-procuradora, advogada militante e doutora em processo civil, Valentina acredita que os recursos da Ordem devem ser voltados aos advogados e advogadas vulneráveis, impactados pela pandemia. Citou uma das suas ações práticas: “Recomendamos o parcelamento imediato da anuidade”.
Redução anuidades
Durante a campanha, Valentina apresentou à classe estudos feitos por especialistas para a redução das anuidades. “Temos uma proposta efetiva, factível que reduz de R$1.128,24 para R$749,03 o valor, que hoje é um dos mais altos do país”.
Ela defendeu ainda a interiorização de escritórios compartilhados, para atender os jovens advogados e “também uma linha de crédito especial para quem está em início de carreira e junto da ESA (Escola Superior de Advocacia), vamos apresentar novos mercados, bem como cursos e convênios voltados para esses mercados”.
Conselheira federal, ex-procuradora, advogada militante e doutora em processo civil, Valentina acredita que os recursos da Ordem devem ser voltados aos advogados e advogadas vulneráveis, impactados pela pandemia. Citou uma das suas ações práticas: “Implantaremos o parcelamento imediato da anuidade”.
Valentina tratou também da saúde, inclusive a saúde mental, agravada na pandemia e relatou que a mulher advogada tem maior predisposição para cuidar dos seres humanos. A Chapa2 defende rever o plano de saúde atual, para ser mais econômico e abrangente à categoria.
Os candidatos se enfrentaram na manhã desta quarta-feira, 3/11, no debate da Rádio Difusora conduzido pelo moderador Edimilson dos Santos, tendo em vista a disputa pela presidência da OAB-GO.