segunda-feira , 23 dezembro 2024
Sem categoria

Goiânia é a quarta cidade que mais cresce no Brasil

(Matéria do site Poder Goiás)

Goiânia é a décima capital brasileira em população e a quinta cidade do País em tamanho de território urbano, de acordo com levantamento da rede MapBiomas. Crescimento identificado entre 1985 e 2020, quando o município cresceu 130,72 quilômetros quadrados (km²), sendo atualmente a quarta cidade do Brasil que mais teve expansão urbana neste período.

Os números mostram que a capital tem crescido de forma espraiada, um conceito oposto ao da cidade compacta defendido por urbanistas e que serve de mote ao Plano Diretor Municipal atual e o que está em processo de revisão na Prefeitura.

Em 1985, ano base do levantamento, Goiânia era então a sétima maior cidade brasileira em território urbano, tendo ganhado duas posições neste mesmo período, passando Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). Para se ter uma ideia, naquela época, a capital mineira tinha 2,12 milhões de habitantes, enquanto a cearense possuía 1,58 milhões de pessoas.

Já Goiânia ainda não tinha atingido a marca de 1 milhão de moradores, tendo cerca de 928 mil. Trinta e seis anos depois, Belo Horizonte ganhou 300 mil habitantes, Fortaleza somou mais 1,1 milhão e Goiânia chegou aos atuais 1,5 milhão e mesmo assim está maior que as outras cidades.

Nesse sentido, o estudo do MapBiomas revela que em Goiânia é necessário um maior espaço urbano para acomodar uma população semelhante ao que se tinha em Fortaleza em 1985, mesmo que este município atualmente tenha 2,6 milhões de pessoas vivendo em um território menor do que o da capital goiana. Outro exemplo é a cidade de Salvador (BA), que atualmente é a quarta cidade brasileira em número de habitantes, mas aparece apenas na décima primeira posição em área.

O MapBiomas é uma rede colaborativa de co-criadores, formada por organizações não-governamentais, universidades e empresas de tecnologia. Mayumi conta que o estudo não se aprofunda nas causas da expansão urbana neste período, mas há o entendimento particular de que a expansão urbana nas cidades do Centro-Oeste se dá por uma série de fatores, desde o avanço econômico no período analisado, o crescimento das cidades em razão disso e até mesmo a topografia plana, em que não há limites geográficos para impedir o espraiamento do tecido urbano.

O estudo do MapBiomas, com dados históricos, mostra que Goiânia ultrapassou Fortaleza ainda no final da década de 1980 e deixou Belo Horizonte para trás em meados da década de 1990, quando começou a se equiparar com Curitiba (PR), hoje a quarta maior cidade do País em área urbana. Válido ressaltar que a capital paranaense teve seu território estabilizado na última década, tanto que não aparece no ranking das 20 cidades que mais cresceram entre 1985 e 2020, o que faz com que Goiânia se aproxime neste quesito.

Entre as cinco maiores cidades brasileiras, apenas Curitiba não está entre as que mais cresceram segundo o estudo. Nesse quesito, a liderança é de Brasília, terceira maior cidade do País, mas que teve sua expansão urbana quase três vezes maior do que o Rio de Janeiro, que é a segunda maior em área atual e também no ranking de maiores expansões. São Paulo, capital que possui o maior território urbano no Brasil, foi a sétima cidade que mais expandiu a área nos últimos 36 anos.