Utilizar o serviço de transporte por aplicativo tornou-se um desafio diante da elevação de preço em Goiânia. Nos últimos 12 meses, os valores cobrados subiram 74,13%. Neste ano, o aumento é de 28,43% e somente em outubro subiu 27,58%, de acordo com a pesquisa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
A inflação em Goiânia subiu 1,53% somente no mês de outubro, a maior alta entre as capitais pesquisadas, puxada principalmente pelos reajustes nos preços dos combustíveis de veículos, energia elétrica residencial e transporte público.
Esse percentual é o maior dos últimos 19 anos para um mês de outubro. Os grandes vilões da inflação no mês passado foram os preços dos combustíveis de veículos, que subiram 4,03%, da energia elétrica residencial, que ficou 5,34% mais cara, e o transporte público, que aumentou 6,34%. Chama a atenção os aumentos de 4,24% da gasolina, 2,66% do etanol e 6,35% do óleo diesel em outubro. No grupo de transportes, as passagens aéreas também ficaram 11,5% mais caras.
(matéria do site Poder Goiás)