Madeira ilegal apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e doada para o município de Trindade no último dia 3, a pedido do prefeito Marden Júnior, foi descarregada nesta quinta-feira (11/11). O prefeito conferiu de perto o início da descarga no Almoxarifado de Materiais de Construção da Prefeitura, na GO-060.
Ao todo, foram doados inicialmente 34 metros cúbicos de madeira que ainda estava sendo identificada, mas que deve ser angico vermelho, farinha seca, mandioqueira vermelha e gameleira. A carga é avaliada em quase R$ 200 mil.
“Solicitamos e o Ibama nos atendeu em tempo recorde, temos muito que agradecer”, disse o prefeito, se dirigindo ao superintendente regional do órgão, Bruno Pinheiro Dias Semeghini, e à equipe dele.
A madeira doada é proveniente de uma fiscalização do Ibama em que foi flagrado produto sem documento legal e, assim, acabou apreendida junto com a carreta.
Conforme relatório encaminhado pelo prefeito ao Ibama no dia 19 de outubro solicitando a doação, a madeira será utilizada em montagens e reparos das 27 pontes de estradas vicinais da zona rural de Trindade que necessitam de constantes reparos.
Outras aplicações serão em bancos e pérgulas nas praças e parques de Trindade, cuja manutenção é responsabilidade dos órgãos da Prefeitura.
“A necessidade de manutenção é muito grande e muitas vezes a madeira encontrada não era de boa qualidade, não durava”, explica a superintendente de Engenharia da Prefeitura, Fernanda Costa Araújo, que acompanhou o prefeito na agenda pela manhã.
Quem também esteve no Almoxarifado foi o Secretário de Governo, Geraldo de Oliveira. Ele reforçou que a doação representa “economia para Trindade”.