A campanha “Dignidade para Todas” recebeu nesta terça-feira, 23, a doação de quatro mil absorventes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia).
A entrega do material foi realizada pela superintendente da entidade, Dina Marta Corrêa, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A ação, promovida pelo deputado estadual Delegado Eduardo Prado, já arrecadou mais de cinco mil unidades de absorventes. Segundo Prado, a meta é conseguir mais de 10 mil absorventes para serem distribuídos às mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Campanha
As doações podem ser realizadas no hall de entrada da Alego, no gabinete do deputado estadual Delegado Eduardo Prado (107) e por meio do Gabinete Virtual (62 98108-3312).
A ação, que vai durar até o mês de dezembro, tem como finalidade alertar sobre a pobreza menstrual, além de ajudar a reduzir os impactos da falta de acesso ao produto de higiene íntima.
Norma
O deputado estadual Delegado Eduardo Prado faz parte da autoria compartilhada da Lei nº 21.163/2021, que institui o Programa Goiano de Dignidade Menstrual.
O programa tem o objetivo de garantir o acesso a absorventes higiênicos descartáveis às mulheres estudantes da rede pública, adolescentes em cumprimento de medida de privação de liberdade, privadas de liberdade em cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto do Sistema Prisional Goiano, em situação de rua e em situação de pobreza.
Também faz parte das diretrizes do programa conscientizar a população sobre o ciclo menstrual como um processo natural e saudável do desenvolvimento da mulher, além de desenvolver campanhas específicas e educativas para o combate à pobreza menstrual.