quarta-feira , 17 julho 2024
Sem categoria

Ministério Público eleitoral pede à justiça a cassação do prefeito de Uruana, Nei Canela

O Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor de Justiça, Felipe de Abreu Féres, pediu à justiça a cassação do registro do diploma do prefeito de Uruana, Nei dos Reis Cruz “Nei Canela” (PP) que ainda poderá pagar até 50 mil de multa. O documento foi publicado na terça-feira, 23 de novembro, e tem como base o abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2020 do atual gestor.
Nei Canela foi eleito na época com 37,77% dos votos, mas as investigações e a denúncia do Ministério Público Eleitoral decidiram por pedir a cassação da chapa do administrador “Sim, nós podemos muito mais” (PROS/MDB/PL/PSL) por suposta captação ilícita de sufrágio e abuso do poder. De acordo com a lei nº 9.504/97 compreende a doação de bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza em troca de voto.
O prefeito de Uruana foi gravado em outubro de 2020, durante o pleito eleitoral por um eleitor quando foi pedir voto em sua casa, fundamento que embasou a denúncia. Na oportunidade, Nei Canela ofereceu um emprego na prefeitura e a doação de uma casa para o eleitor, condicionando tais ganhos ao voto e apoio político a ele e seu vice.
Fonte: Folha de Jaraguá