domingo , 22 dezembro 2024
Sem categoria

Goiás não tem caso suspeito da variante Ômicron do coronavírus

Matéria do Jornal A Redação:

Depois da confirmação dos três primeiros casos da variante Ômicron do coronavírus no Brasil, todos em São Paulo, o secretário de Estado da Saúde disse na manhã desta quarta-feira (1º/12) ao jornal A Redação que Goiás ainda não tem qualquer pessoa com suspeita ou confirmação da nova cepa.

“Do que avaliamos, os casos no exterior da variante, em pessoas vacinadas não teve repercussão grave. Os dois casos iniciais no Brasil são de pessoas nao vacinadas”, afirmou Ismael. De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), isso reforça que o caminho da vacina “é o mais correto”. “Vacina e uso de máscara quando em público e locais com aglomerações continuam sendo as medidas mais eficazes.”

Como é detectada a variante do coronavírus?

O secretário explicou que a identificação de qual cepa do vírus a pessoa teve contato é feita por meio de mapeamento genético dos casos suspeitos, sejam eles vindos de outros Estados ou países. “Mas até agora não há suspeitos e nenhum caso confirmado. Importante ressalvar que as medidas de prevenção para esta cepa são exatamente as mesmas para quaisquer outras que já tiveram”, pontuou Ismael.