O Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex), liderado pelo empresário Emílio Bittar, promoveu quinta-feira (09/12) a última reunião do colegiado em 2021, com apresentação do balanço de atividades desenvolvidas no ano e planejamento das ações que serão empreendidas em 2022. O encontro presencial, na Fieg, contou com participação dos conselheiros representantes de empresas da base exportadora de Goiás, do Grupo Porto Seco, Banco do Brasil e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg).
Em 2021, o CTComex promoveu 14 eventos, mobilizando mais de mil participantes. As atividades buscaram fomentar a cultura exportadora em Goiás, por meio de webinars, capacitações e seminário para atração de investimentos. Além disso, o ano foi marcado pela retomada dos eventos presenciais, com realização do 8º Encontro Internacional de Comércio Exterior (Eice), maior evento do setor no Centro-Oeste, realizado pela primeira vez em Aparecida de Goiânia e com participação recorde de quase 500 pessoas, no formato híbrido.
“Os resultados alcançados são fruto da colaboração de todos. Vivenciamos dois anos atípicos com a pandemia. Para 2022, queremos ampliar ainda mais esse suporte às empresas, sobretudo apresentando aos micro e pequenos empresários as oportunidades que a internacionalização proporciona, fomentando a agregação de valor à balança comercial do Estado, por meio do aumento da base exportadora de produtos com maior valor agregado”, afirmou Emílio Bittar.
Para tanto, o planejamento do CTComex para o próximo ano prevê a realização de 23 eventos, com previsão de missões internacionais à Israel e Alemanha, visitas técnicas, intensificação do relacionamento institucional com embaixadas, promoção de seminários com câmaras de comércio e realização da 9ª edição do Eice. Novamente, a meta é mobilizar público superior a mil participantes nas atividades.
Paralelamente, serão desenvolvidas ações de incentivo à capacitação das empresas goianas para o comércio exterior. Nesse sentido, os conselheiros presentes no encontro sugeriram agenda de desenvolvimento, inovação e tecnologia, com treinamento e capacitação de mão de obra, atendimento às normas internacionais de fabricação, adequação de embalagens, acesso ao crédito, apresentação de cases e promoção do networking, intensificando o relacionamento com empresas de diversos setores com produtos estratégicos para exportação.
Na avaliação do vice-presidente do CTComex, William O’Dwyer, o trabalho que será empreendido pelo CTComex reforça o protagonismo do colegiado em Goiás. “Esse conselho tem contribuído decisivamente com o fortalecimento da cultura exportadora no Estado, mudando a mentalidade do empresariado quanto à internacionalização. Na pandemia, mais uma vez mostrou sua força, com trabalho exemplar, implementando alternativas ágeis para suporte aos negócios goianos. É motivo de orgulho fazer parte desse colegiado”.