sexta-feira , 6 março 2026
Sem categoria

Segurança de Bolsonaro que agrediu jornalistas é coronel do Exército e ligado ao GSI

O agente da equipe de segurança de Jair Bolsonaro que agrediu e ameaçourepórteres da TV Bahia e da TV Aratu neste domingo (12), durante uma visita presidencial à região de Itamaraju, no sul da Bahia, fortemente atingida pelas chuvas, é o coronel do Exército Gustavo Suarez da Silva.

Suarez assumiu a diretoria do Departamento de Segurança Presidencial – subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Augusto Heleno – em março de 2020. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, o GSI não respondeu aos pedidos para que o episódio fosse esclarecido.

A agressão aconteceu quando a repórter TV Bahia, afiliada da Globo, Camila Marinho e o cinegrafista Cleriston Santana se aproximaram de Jair Bolsonaro pouco após ele descer do helicóptero que havia feito um sobrevoo pela região afetada pelas chuvas. Foi quando um dos seguranças, identificado como o coronel Suarez,  tentou impedir o trabalho dos jornalistas. Quando os microfones esbarram nele, o militar  disse que os repórteres estavam batendo nas costas dele e ameaçou: “se bater de novo vou enfiar a mão na tua cara. Não bata em mim, não batam em mim”.

Pouco depois, um apoiador de Bolsonaro puxou os microfones e agrediu os profissionais de imprensa. Em nota, a Globo afirmou ser “escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa”. (Brasil247)

Artigos relacionados

Sem categoria

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é aposentado aos 47 anos de idade

Silvinei Vasques, ex diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), se aposentou aos...

Sem categoria

Político profissional, Célio Silveira defende criação de mais impostos para ferrar empresários

O deputado federal Célio Silveira (MDB), um verdadeiro ‘político ensaboado’ em Brasília,...

Sem categoria

Presidente do TJGO, Carlos França é eleito presidente dos Tribunais de Justiça do Brasil

Por aclamação, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil...