terça-feira , 30 abril 2024
Sem categoria

Anápolis é destaque em Goiás na execução do Programa Criança Feliz

O município de Anápolis é destaque no maior programa de promoção do desenvolvimento infantil da primeira infância no Estado, o Criança Feliz. Nesta terça-feira, 14, a equipe da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, responsável pela execução do Programa, esteve em Goiânia na solenidade de Premiação pelas Boas Práticas na Execução do Programa Criança Feliz.

A solenidade buscou apresentar um balanço das ações executadas e discutir a importância da intersetorialidade e da qualidade na visita domiciliar para a atenção integral à criança na primeira infância. As equipes fizeram várias visitas de forma remota e presencial, para manter o programa funcionando no município obedecendo a todas as normas de segurança sanitária.

“Anápolis se destacou no atendimento às crianças com deficiência e isso é resultado do quanto estamos nos esforçando para desenvolver um bom trabalho no município. Parabenizo toda a equipe pela dedicação. Esse prêmio para a cidade é um reconhecimento do compromisso da gestão com o desenvolvimento infantil”, enfatizou Vivian Naves, primeira-dama do município de Anápolis.

O prêmio foi entregue à secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins, à Diretora de Proteção Básica, Carol Homsi, e à Coordenadora do Programa Criança Feliz, Izaura Ingrid, pelas mãos da multiplicadora Erika Soares, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e em parceria com o Ministério da Cidadania, que elogiou o desempenho do município na realização das atividades para as crianças com deficiência.

“Anápolis está de parabéns, eu acompanhei de perto e é brilhante o trabalho desenvolvido pelas visitadoras”, afirmou.

O programa Criança Feliz é responsável pelo acompanhamento de crianças, desde a gestação até os 3 primeiros anos de vida, inscritas no Cadastro Único, ou crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O programa visa auxiliar no desenvolvimento cognitivo da criança, promovendo visitas regulares às famílias, fornecendo instruções sobre cuidados e atividades educativas para as crianças, prioritariamente de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em 2021, devido à pandemia da Covid-19, o acompanhamento com as famílias foi feito de forma remota, on-line ou por telefone. Com a queda no número de casos, os atendimentos presenciais voltaram, seguindo todas as normas de prevenção, sendo 75% de atendimentos presenciais e 25% de atendimentos remotos.

Anápolis realizou um trabalho com estratégias específicas para crianças que recebem o BPC, construindo metodologias que alcançaram demandas individuais, de acordo com a necessidade das famílias. O aumento no número de atendimentos se deu pela parceria com a vigilância socioassistencial, que encaminhava os casos através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promovendo a integração entre os serviços da Prefeitura. Somente no mês de novembro de 2021, foram realizadas 200 visitas para famílias inscritas no programa Criança Feliz.