sexta-feira , 22 novembro 2024
Sem categoria

“Santillo enfrentou o Césio. Eu, a pandemia. Em momento algum nos acovardamos”, diz Caiado

O governador Ronaldo Caiado recebeu, na noite desta quinta-feira (16/12), a comenda Henrique Santillo, honraria conferida pela Câmara Municipal de Anápolis a pessoas cujas ações beneficiam o município e a população. “Santillo enfrentou o Césio. Eu, a pandemia. Em momento algum nos acovardamos. Lutamos para salvar vidas”, comparou Caiado durante a 17ª edição do evento, no Centro Cultural São Francisco de Assis.

Em seu discurso, o governador associou a homenagem recebida às semelhanças entre a sua carreira e a do ex-governador, ambos médicos por formação e que encontraram na política outra forma de contribuir com o bem-estar das pessoas. “Assim é a característica de quem, como nós, tem também o Juramento de Hipócrates. A vida está acima de tudo, é algo que tem de ser zelado”, declarou.

Caiado fez um breve balanço dos três primeiros anos de gestão. Como pontos de destaque, elencou a superação da crise fiscal herdada do governo anterior e o intenso trabalho de combate à pandemia da Covid-19 que, apesar das milhares de vidas perdidas, começa a dar sinais de controle graças ao avanço da vacinação. “Temos tudo pronto para dar a volta por cima. Vamos encaminhar um processo de retomada e de crescimento do Estado de Goiás”, pontuou.

Além do governador, outras 27 pessoas de diversas áreas de atuação receberam a comenda. “Essa homenagem nos impõe mais amor e dedicação a essa querida cidade”, disse Caiado, que nasceu em Anápolis. Ele ainda elogiou a trajetória de Santillo como “um homem que sempre dignificou a política de Goiás e teve uma postura de defesa do Estado e da saúde”.

Presidente da Câmara Municipal de Anápolis, o vereador Leandro Ribeiro afirmou que Henrique Santillo é “referência aos goianos, assim como os ex-governadores Iris Rezende e Maguito Vilela”, porque “deixou um legado maravilhoso”. Ele cumprimentou os homenageados da noite e lembrou a importância do momento, já que se trata da maior honraria conferida pelo Legislativo anapolino.

Só recebem a comenda “personalidades, das mais diversas áreas de atuação, por relevantes serviços prestados ao município e aos anapolinos”, pontuou a vereadora Thais Souza ao render homenagens ao médico e político que empresta nome à honraria. “Foi consolidador do nosso Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia)”, reconheceu. “Gostaria de uma salva de palmas para homenagear o nosso saudoso Henrique Santillo”, pediu o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que, na solenidade, acompanhou a esposa e primeira-dama Vivian Naves, uma das condecoradas.

O gestor municipal também celebrou a boa relação da prefeitura com o Estado. “A função do político é trabalhar para e pelo povo. Temos uma aliança muito forte com o governador Ronaldo Caiado. Essa é a nova política: os gestores preocupados em cuidar das pessoas. É a forma de governar do Caiado, e a minha também. Por isso tem rendido tantos frutos”, avaliou Naves.

A comenda Henrique Santillo é direcionada pela indicação dos vereadores e pela Mesa Diretora do Poder Legislativo de Anápolis. A honraria, instituída em 2004, reverencia o médico radicado em Goiás. Destaque na política no Brasil, Santillo ocupou funções como vereador, prefeito, deputado estadual, senador, governador, ministro da Saúde, secretário da Saúde de Goiás e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Ele faleceu em 25 de junho de 2002.