O PS (Partido Socialista), legenda do atual primeiro-ministro português, António Costa, ganhou as eleições parlamentares de Portugal de domingo (30) com 41,68% dos votos. Governará com maioria absoluta de 117 cadeiras no Parlamento. Em 2019, tinha 108 –e precisou do apoio de outros partidos de esquerda para formar o governo.
O principal adversário, o centro-direitista PSD (Partido Social Democrata) conquistou 71 cadeiras com 27,8% dos votos. Em ascensão, o partido de direita Chega ficou com 12 deputados e é a 3ª maior força política do país. Nas últimas eleições, ocupava só uma vaga na Assembleia da República, o Parlamento local.
Nas legislativas portuguesas, os eleitores votam em partidos. A legenda ou coligação com mais deputados na Assembleia da República indica o primeiro-ministro e forma o governo. No total, são 230 deputados eleitos a cada eleição legislativa. Agora, o PS não precisará mais se coligar com outros partidos de esquerda –o que ficou conhecido como “geringonça” em 2015.