Desde a noite do último domingo (28), em que o quadro de alopecia da atriz Jada Smith se tornou assunto em razão de uma briga no Oscar, muitas dúvidas surgiram em relação ao quadro. Tem tratamento? É reversível?
Por que a alopecia causa a perda do cabelo? A alopecia areata é uma doença inflamatória e autoimune que resulta na formação de placas sem cabelo no couro cabeludo. A extensão da perda de fios pode variar de paciente para pacientes, restringindo-se, geralmente, a pequenas áreas, mas podendo, em alguns casos, afetar todo o couro cabeludo e até outras regiões do corpo que tenham pelos.
Existe tratamento para a alopecia? “Os tratamentos vão desde cremes a loções à base de corticoides até infusão e administração via oral. Também existe o Minoxidil para uso interno e externo. Falando em medicamentos, ainda contamos com a antralina, que é uma substância que ‘irrita’ o sistema imunológico, fazendo com que ele ataque a substância e deixe o folículo de lado. Além dos clássicos, atualmente também se fala em medicações chamadas de biológicos, que são ultramodernas, muito discutidas em congressos. Resumidamente, ela é posicionada de forma subcutânea para controlar o sistema imunológico e o permitir que os fios cresçam novamente”, afirma o dermatologista Alessandro Alarcão, pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Cosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC-SP). Suplementos orais (antioxidantes e anti-inflamatórios), uso de laser de baixa intensidade (LED para uso domiciliar) e até mesmo intervenções no estilo de vida com o objetivo de controlar o estresse podem fazer parte da abordagem.