A gigante plataforma de serviços Netflix teve sua primeira queda no total de assinantes em dez anos. Foram cerca de 200 mil assinaturas perdidas só no trimestre de 2022, segundo dados divulgados nessa terça-feira (19).
Segundo o comunicado, houve dois fatores principais, a correção de mercado devido à redução nas restrições da pandemia da covid-19 e o encerramento do serviço na Rússia, relacionado à invasão da Ucrânia e sanções internacionais ao país asiático. Haviam 700 mil contas no país, e, sem as sanções, a quantidade de clientes do serviço teria aumentado em 500 mil, entre dezembro de 2021 e março de 2022.
Outro motivo pode ter sido o aumento nos valores dos serviços, a mudança ocorreu em Julho de 2021, atualmente, os planos vão de R$ 25,90 (uma tela, baixa qualidade de imagem) a R$ 55,90 (quatro telas simultâneas, resolução 4K).
A empresa justifica que o aumento nos preços das assinaturas, mesmo muito acima da inflação, se dá pela oferta de novos serviços e criação de conteúdo original.