O site oficial do Orkut foi reativado, nesta quarta-feira (27), pelo seu fundador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten. Ele deixou uma mensagem para os internautas relatando sobre o início da plataforma lançada há 17 anos e alcançou mais de 300 milhões de usuários, antes de ser desativada em 2014.
A notícia aparece dias depois que Elon Musk conseguiu comprar o Twitter, se tornando o único dono da rede social, o que provocou uma série de publicações lamentando o fato e pedindo a volta do Orkut para “salvar” os usuários.
Na mensagem Buyukkokten declara o seguinte: “nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas” e que “nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir”.
O engenheiro ainda faz críticas sobre o comércio de dados pelas plataformas, a manipulação e a criação de sentimentos como medo e ansiedade. “Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras”, escreveu.
“Acredito que o Orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar”, afirma Buyukkokten.