quinta-feira , 23 abril 2026
Mundo

Com guerra na Ucrânia, FAO pede união ao G7 em favor de maior produtividade BR Previsões de exportação de trigo dos países em conflito foram revisadas para baixo desde o início da guerra

Ministros da agricultura do G7, o grupo das sete maiores economias mundiais, se reúnem até sábado na cidade alemã de Stuttgart para tratar dos efeitos da guerra na Ucrânia sobre a segurança alimentar mundial.
Eles foram convidados à cidade pelo ministro alemão da Agricultura, Cem Ozdemir. A Alemanha ocupa a presidência rotativa do G7.
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, que participa do evento, citou o impacto do cenário atual em mercados e na oferta de alimentos a países em situação de fragilidade da África e do Oriente Médio.
Qu Dongyu disse ainda que o Brasil está entre os maiores exportadores de cereais e commodities de alto valor que necessitam de fertilizantes importados da Rússia, tal como Argentina e Bangladesh.
Em março, o Índice de Preços de Alimentos da FAO atingiu seu nível mais alto, com 160 pontos desde sua criação em 1990. A taxa caiu ligeiramente no mês passado.
As previsões de exportação de trigo dos dois países foram revisadas para baixo desde o início da guerra em 24 de fevereiro.
Mais de dois meses depois, a FAO destaca que apesar de outros participantes do mercado, como Índia e União Europeia, terem aumentado as ofertas ao mercado, o nível atual continua insuficiente e a expectativa é de que os preços sigam em alta nos próximos meses.

Artigos relacionados

Mundo

População saqueia avião que transportava R$ 15 milhões e caiu no Paraguai

Queda Um avião de pequeno porte caiu em Minga Guazú, perto da...

Mundo

Homem matou 7 filhos, outra criança e ainda feriu duas mulheres nos EUA

Chacina Oito crianças, com idades entre 1 e 14 anos, morreram após...

Mundo

Ataques de Israel no Líbano deixam mais de 600 pessoas mortos

Bombardeios Ataques feitos por Israel no Líbano deixaram mais de 600 mortos,...

Mundo

Milei é retirado de evento político após tumulto e ataques com pedras

Tensão O presidente argentino Javier Milei teve que ser retirado de uma...