segunda-feira , 18 novembro 2024
Mundo

“Apenas ‘diplomacia’ porá fim à guerra na Ucrânia”, diz Zelensky

A guerra na Ucrânia pode ser encerrada somente por meios “diplomáticos” – declarou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste sábado (21), embora as negociações entre Moscou e Kiev estejam em ponto morto.
“O fim [do conflito] será diplomático”, disse ele em entrevista a um canal de televisão ucraniano. A guerra “será sangrenta, haverá combates, mas terminará, com certeza, por meio da diplomacia”, acrescentou.
Enquanto isso, de Moscou, o Ministério da Defesa afirmou ter destruído um grande carregamento de armas fornecidas por países ocidentais às tropas ucranianas na região leste do Donbass.
Neste sábado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou um projeto de lei de US$ 40 bilhões destinado a garantir o fornecimento de armas e apoio econômico à Ucrânia. E o G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, prometeu US$ 19,8 bilhões.

Conflitos

Segundo o ministro russo da Defesa, suas tropas estão “perto de completar” a liberação de Lugansk, uma das duas regiões, juntamente com Donetsk, que compõem esta bacia mineira.
Três pessoas morreram na sexta-feira, e cinco ficaram feridas neste sábado, na região de Donetsk, anunciou seu governador Pavlo Kyrylenko no Telegram.
Mais a oeste, na região de Kharkiv, onde a Ucrânia diz estar recuperando terreno, as autoridades relataram oito feridos, incluindo um garoto, vítimas de mísseis disparados contra um centro cultural na cidade de Lozova.
O governador da região nordeste de Kharkiv, Oleg Sinegubov, afirmou que várias cidades foram alvo de ataques de artilharia nas últimas 24 horas, deixando um morto e 20 feridos.

Artigos relacionados

Mundo

Veja como funciona a morte assistida, opção do poeta Antônio Cícero

Fato O poeta carioca Antônio Cícero, irmão da cantora Marina Lima, morreu...

Mundo

Israel confirma morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas

Fato Israel confirmou, pelas redes sociais, a morte de Yahya Sinwar, líder...

Mundo

“Algema não”. Trump vai se entregar, mas sem a ‘pulseira da lei’

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, vai se entregar, mas não será...

Mundo

Três semanas após tragédia, terremoto atinge a Turquia novamente e derruba mais prédios

Mais de 50 mil pessoas morreram há três semanas em uma grande...