terça-feira , 16 julho 2024
Opinião

Opinião: faltam 4 meses para o fim do governo Caiado, que prometeu demais e nada fez. A cadeira do governador queima

Zé Dirceu, ex-ministro de Lula, disse uma vez que a “a cadeira do presidente queima”. O mesmo se dá com Caiado. Porém, Lula, embora bastante criticado por seus adversários, tinha uma relação de trabalho com o poder. Caiado tem uma relação de estresse com o poder. A falta de estabilidade emocional do governador com o poder está estampada em sua figura humana. Um homem que adora o luxo proporcionado pelo poder, mas que pouco trabalha para se manter.

Aponte uma obra de Caiado. Um hospital, um quartinho do zelador, pelo menos. Um colégio, um quadro negro. Uma creche, um vestiário. Nada. O ICMS dos combustíveis não foi cortado como ele prometeu. O IPVA abusivo estala no lombo dos goianos. Caiado quer cobrar imposto e viajar de jatinho de luxo. O único feito foi trocar as placas das obras do ex-governador Marconi Perillo e sair dizendo: “eu fiz”.

Caiado parou nos debates das “eleições”, não avançou e seguiu com seu festival de calúnias contra Marconi depois de 2018. Ao ganhar o governo vocalizou didaticamente suas blasfêmias contra o ex-governador diariamente, como se isso fosse a única função de sua gestão. Obsessão em destruir adversários e qual tirano, prevalecer no poder. Ambição.

Resultado: a saúde está um caos. As rodovias esburacadas. Na segurança, falta policiamento nos municípios, a tropa está exausta e Caiado em vez de reconhecer e valorizar a categoria, concede pouco mais de 5 reais por hora extra, e organiza uma mega operação para anunciar a esmola, como se fosse o maior beneficio de todos os tempos.

Pior: politicamente, Caiado seduziu partidos, com um exibicionismo financeiro do Estado. O problema é que ele não conseguirá cumprir suas promessas. Caiado foge das cobranças políticas. Está estressado, com olhar vago, distante. Reeleição não é o mesmo que se eleger as custas do Bolsonaro. Sua relação com o presidente está rompida. A esquerda quer distância. E os seus aliados políticos são todos amigos do dinheiro e do poder, não ligam para quem senta na cadeira. São amigos da cadeira.

Faltam 4 meses para terminar o governo Caiado. Em 4 anos ele não fez nada. Um milagre a essa altura do campeonato é impossível. E a cadeira do governador queima.

Cristiano Silva
G24h