Após o anúncio da Petrobras de aumentar em 5,18% o preço da gasolina em 14,26% o preço do diesel, os pré-candidatos à Presidência da República se manifestaram nesta sexta-feira (17).
Lula, que está em Alagoas neste sábado, criticou em suas redes sociais as ações do governo para evitar o aumento: “A gasolina do Bolsonaro, que ele disse que iria baixar, já anunciaram um novo aumento. Ele inventou que a solução é reduzir o ICMS, mas tudo que ele vai fazer é diminuir o dinheiro da educação e da saúde nos Estados”, disse o presidente, em referência a um projeto aprovado no Congresso para limitar a alíquota de ICMS dos combustíveis e do setor de energia.
Ciro Gomes, por sua vez, chamou o reajuste de escárnio e afirmou que a solução seria a saída do presidente da República: “Absurdo e escárnio, a Petrobras volta a aumentar os combustíveis. Temos uma empresa pública imperial e insensível ao sofrimento do povo. E um presidente banana que não se impõe”, disse Ciro.
Jair Bolsonaro diz negociar com Arthur Lira a instalação de uma nova CPI para discutir a política de preços da companhia: “Conversei há poucos minutos com o Arthur Lira, ele está neste momento reunido com líderes partidários. A ideia nossa é propor uma CPI para investigar o presidente da Petrobras, os seus diretores e também o conselho administrativo e fiscal”, disse Bolsonaro.