O PT, partido de esquerda que supostamente deveria ser comprometido com as liberdades fundamentais do ser humano, e o PMDB, partido que foi o símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil, são os autores das ações que resultaram em censura ao blog Goiás 24 Horas.
Em vez de discutir as críticas e teses propostas pelo blog, ambos os partidos preferiram recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral, pedindo que o Goiás 24 Horas fosse retirado da internet.
Como é que um blog, igual a milhares de outros que existem na web, pode ameaçar a existência de dois partidos políticos poderosos como o PMDB e o PT, a ponto de levar ambas as legendas a defender a sua extinção?
O juiz Airton Fernandes de Campos, que acolheu as ações dos dois partidos, negou o pedido para retirar o Goiás 24 Horas da internet, mas decretou a censura de quase uma centena de posts já publicados. Ele determinou que esses posts fossem retirados no prazo de 24 horas, não só do blog, mas também dos seus perfis no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Além de inconstitucional, a censura é um ato que merece o repúdio da sociedade brasileira – os próprios PMDB e PT têm inúmeras manifestações, ao longo de suas histórias, condenando atentados contra a liberdade de expressão no país.
Em Goiás, as ações para a censura do blog 24 Horas foram protocoladas no TRE a partir de procurações assinadas pelo presidente do diretório estadual do PMDB, Samuel Belchior, e pelo presidente do diretório estadual do PT, Valdi Camárcio.
LEIA MAIS:
Post informativo sobre bloqueio de bens de Alcides, pela Justiça Estadual, também foi censurado
Juiz aceitou argumentos do PMDB e PT, sem comprovação, para decretar censura ao blog Goiás 24 Horas
Juiz censurou até posts que falam de Renato Monteiro, Kowalsky, Luiz Bruno Roriz, Gercyley & Cia