segunda-feira , 4 novembro 2024
Democracia

Mais de 3 mil pessoas junto com ex-ministros do STF, artistas, acadêmicos e banqueiros assinam carta em defesa da democracia

Mais de três mil pessoas se juntaram a ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), empresários, banqueiros e artistas para assinar uma carta em defesa da democracia e do processo eleitoral, após seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas. A carta e a lista com os nomes foram divulgadas nesta terça-feira (26) no site da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Dentre os empresários estão Walter Schalka, presidente da Suzano; Roberto Setúbal, ex-presidente do Banco Itaú; Natália Dias, CEO da Standard Bank; Pedro Moreira Salles, presidente do conselho de administração do Itaú Unibanco; Pérsio Arida, ex-presidente do BNDES e do Banco Central; Tarcila Ursini, conselheira de administração da EB Capital, entre outros.

Também aparecem entre as assinaturas os artistas Chico Buarque, Arnaldo Antunes, as atrizes Debora Bloch e Alessandra Negrini, os ex-jogadores de futebol Walter Casagrande e Raí, o cineasta João Moreira Salles e o Padre Júlio Lancellotti – que atua na defesa da população de rua em São Paulo.

As pessoas interessadas em assinar o documento poderão fazê-lo online pelos sites da Faculdade de Direito da USP, da Associação de Juízes Federais, Associação do Ministério Público e do Grupo Prerrogativas. O site é https://direito.usp.br/noticia/809469c6c4fb-carta-as-brasileiras-e-aos-brasileiros-em-defesa-do-estado-democratico-de-direito

Artigos relacionados

DemocraciaNacional

Terrorista bolsonarista é transferido para Papuda

Réu confesso, o empresário George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, acusado...

Democracia

Governo Bolsonaro chega ao fim marcado por vandalismo com pedras, bombas caseiras e fogo

Manifestantes tentaram invadir a sede da Polícia Federal nesta segunda-feira (12), na...