O anúncio oficial do Palácio de Buckingham será precedido de uma “cascata de chamadas”, com o primeiro-ministro informado pessoalmente pelo secretário particular da rainha.
As bandeiras nas residências reais, Whitehall e outros prédios do governo serão abaixadas a meio mastro, com o site da família real alterado para uma página preta com uma breve declaração anunciando a morte. Os sites governamentais também mudam para mostrar um banner preto.
Após o minuto de silêncio haverá as saudações de armas cerimoniais no Hyde Park e em Tower Hill. O rei Charles realizará sua primeira audiência com o primeiro-ministro. Ele também se reunirá com o conde Marshall para assinar oficialmente os planos funerários completos, com alguns detalhes do funeral de estado, que deve ser realizado em 10 dias. Charles fará uma transmissão para a nação e para a Commonwealth esta noite.
No décimo dia o funeral de estado será realizado na Abadia de Westminster. O caixão será carregado de Westminster Hall em uma procissão até a abadia. Haverá dois minutos de silêncio em todo o país. Após o serviço de uma hora, uma grande procissão cerimonial acompanhará o caixão até o Hyde Park, onde será transferido da carruagem de armas para o carro funerário estadual e viajará para Windsor. Após uma procissão por Windsor, um serviço de compromisso será realizado na Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, durante o qual o caixão será baixado na abóbada real.