Com vasta experiência na política, Lêda Borges foi eleita deputada federal com 51.346 votos, nas eleições deste domingo (2). Ela, que atualmente exerce o mandato de deputada estadual, é a primeira mulher do Entorno de Brasília a conquistar uma vaga na Câmara Federal.
Vale ressaltar que, ao contrário dos demais candidatos, Lêda Borges foi eleita sem o apoio de nenhum prefeito. Os apoios obtidos pela parlamentar decorreram de bom relacionamento com vereadores e lideranças políticas de mais de 90 municípios goianos.
Nas redes sociais, a parlamentar disse que ainda não consegue descrever tudo o que sentiu com a vitória. “Gratidão a todos que nos ajudaram a chegar a essa vitória. Estou pronta para essa missão e irei lutar e trabalhar muito mais por Goiás”, escreveu.
Moradora de Valparaíso há mais de 30 anos, Lêda Borges é a voz do Entorno na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Agora, ela irá representar a região e todo o estado em Brasília.
Entre as propostas feitas durante a campanha está o compromisso de destinar 80% das emendas de deputada federal para a região do Entorno. Além disso, ela pretende lutar para a construção do Hospital de Urgências (Hugo) para o Entorno Sul e Norte; implantação do BRT no Entorno Sul e Norte, além da construção de viadutos e passarelas na BR-040 para a melhoria da mobilidade urbana.
Ciente da importância da representatividade feminina no Congresso, Lêda Borges pretende construir um plano nacional específico de combate à violência contra as mulheres e vai lutar pelo destinação de 30% das cadeiras para mulheres.
Outras promessas referem-se ao fortalecimento do cooperativismo gerador de empregos; reanálise do Marco Regulatório de Saneamento Básico; criação do piso nacional para conselheiros tutelares e de direito; ensino profissionalizante interligado com as demandas do mercado; incentivo às atividades culturais e esportivas; criar lei que obriga o poder público a qualificar e facilitar o primeiro emprego aos jovens; expandir os restaurantes comunitários para todos os municípios, entre outras.