A atual deputada estadual Lêda Borges (PSDB-GO) foi a única mulher eleita deputada federal pelo partido no país, nas eleições do último dia 2 de outubro. Ela será a única representativa feminina da sigla em meio a 513 cadeiras na Câmara Federal. Ao todo, a bancada do partido elegeu 15 deputadas estaduais.
Com mais de 30 projetos de lei apresentados na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) voltados ao público feminino, Lêda Borges afirma que agora será a voz das mulheres no Congresso.
“Sempre estive ligada à pauta feminina. Como mulher, sei das necessidades e desafios que enfrentamos. Continuarei na luta pela garantia dos nossos direitos, oportunidades, reconhecimento e contra a violência doméstica”, disse.
Entre as prospostas está a defesa do percentual de 30% das cadeiras dos parlamentos brasileiros às mulheres, além da construção de um plano nacional específico de combate à violência doméstica.
“Representamos o maior número de eleitores do país. São mais de 52%. Portanto, precisamos destes 30% das cadeiras e não só das candidaturas como ocorre atualmente. Precisamos de mais representatividade nos espaços de decisão e poder”, destacou.