A campanha eleitoral do presidente da República e candidato à reeleição está mentindo ao afirmar que Jair Bolsonaro (PL) criou o PIX. Isto não é verdade. É fake News.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ao Estadão que o PIX não foi um projeto de sua gestão, mas uma conquista institucional do BC. Bolsonaro apenas lançou um trabalho que já tinha sido criado. Que claro, abrir a torneira não é o mesmo que inventar a torneira.
Quem criou o PIX?
Bolsonaro não esteve envolvido na criação do sistema de pagamentos instantâneos. O Banco Central iniciou o processo de criação da plataforma em 2018, durante o governo de MichelTemer. O presidente do BC na época era o economista Ilan Goldfajn.
Em maio de 2018, cinco meses antes das eleições, o BC criou um Grupo de Trabalho denominado “Pagamentos Instantâneos” para produzir as especificações do sistema que seria o Pix. Integrantes da equipe responsável no BC dizem que, o conceito da ferramenta já existia desde 2016, três anos antes do economista Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro em 2019, assumir a presidência do órgão.
Quando Bolsonaro foi abordado por apoiador sobre o modelo de pagamento pela primeira vez em 2020, ele demonstrou não saber do que se tratava. Na ocasião, ele achou que Pix fosse algo relacionado à aviação civil.