O presidente do Conselho Científico do Ipespe, o cientista político Antonio Lavareda, não acredita que Jair Bolsonaro (PL) consiga uma virada contra Lula (PT) na eleição presidencial deste domingo (30), nem se o petista fosse mal no debate desta sexta (28) na TV Globo.
“É muito difícil, praticamente impossível, haver inversão na última semana de uma eleição de 2º turno. Pesquisas assinalaram um avanço, uma recuperação da margem do Lula sobre Bolsonaro. Na média das pesquisas a diferença de Lula é de 5,8 [pontos percentuais]. Essa diferença era menor, 5,2, na semana passada. Arredondando, isso significa um ponto”, observou Lavareda no UOL News desta sexta.
Depois Lavareda falou sobre o confronto que acontecerá entre os dois candidatos na Rede Globo. “Tem debate, vai ter alguma influência e não sabemos o desfecho, mas não acredito, pela história da influência dos debates, que ele venha a ser decisivo. A última vez que um debate influenciou foi em 2006. O Lula não compareceu e isso o prejudicou. Segundo analistas, isso foi responsável por levá-lo ao segundo turno”, lembrou Lavareda.