terça-feira , 16 julho 2024
Luto

O adeus a Gal Costa. Perdemos a ‘força estranha’. Cantora morreu hoje aos 77 anos

A informação sobre a morte da cantora Gal Costa foi confirmada nesta quarta-feira (9) por sua assessoria de imprensa. Gal foi uma das maiores vozes da música brasileira.

Segundo o jornal Folha de São Paulo a cantora era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora. De acordo com sua equipe, ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo recomendações médicas.

A cirurgia ocorreu em setembro, pouco após sua apresentação em outro festival de música em São Paulo, o Coala. De lá para cá, ela não havia voltado aos shows, mas já tinha datas da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcadas para dezembro e janeiro.

História

Maria da Graça (Gal) estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, o espetáculo Nós, Por Exemplo… (22 de agosto de 1964), que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador. Neste mesmo ano participou de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, no mesmo local e com os mesmos parceiros. Deixou Salvador para viver na casa da prima Nívea, no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião. A primeira gravação em disco se deu no disco de estreia de Maria Bethânia (1965): o duo Sol Negro (Caetano Veloso), seguido do primeiro compacto, com as canções Eu vim da Bahia, de Gilberto Gil, e Sim, foi você, de Caetano Veloso – ambos lançados pela RCA, que posteriormente transformou-se em BMG (atualmente Sony BMG) – gravadora à qual Gal retornaria em 1984, com o álbum Profana. No fim do ano conheceu João Gilberto pessoalmente.

Com o exílio de Caetano e Gil durante a ditadura, Gal enfrentou a censura e permaneceu no Brasil, contra o ferro e a força, a música dos “Doces Bárbaros”. Foi romântica com Chuva de Prata, Pérola Negra e Rani Baby. Estendeu a mão ao cantor e compositor Zeca Baleiro.

Em 2017, Gal lançou um CD e DVD, baseado no show Estratosférica. No dia 25 de novembro, o Multishow exibiu, ao vivo, Gal Costa, Gilberto Gil, e Nando Reis juntos no show da turnê “Trinca de Ases”, que também virou um CD e DVD em 2018. Neste mesmo ano de 2018, lançou o elogiado CD, A Pele Do Futuro, a sonoridade do álbum busca remeter ao estilo musical Soul e Disco da década de 1970. As canções de trabalho foram “Palavras No Corpo”, “Sublime” e “Cuidando De Longe”, e o título do álbum é retirado da letra da canção “Viagem Passageira”. Foram 50 anos de carreira. A música brasileira chora a morte de sua grande estrela.

Artigos relacionados

Luto

Luto na TV goiana: amigos e familiares dão adeus a Fábio Cunha, o Fabinho

Fabinho era o cara. Trabalhamos juntos na TV Brasil Central por 13...

Luto

Lágrimas do indiozinho: o adeus a Britvs, pai do Katteca

João Luiz Brito Oliveira, o Britvs, criou o Katteca em criado em...

Luto

Morre ex-primeira dama de Goiás Marilda Fontoura, mãe dos ex-prefeitos de Goianésia Jalles Fontoura e Otavinho Lage

Marilda Fontoura de Siqueira morreu, nesta terça-feira (04), aos 95 anos. Esposa...

Luto

Após queda em casa, baixista Canisso, dos Raimundos, morreu nesta segunda-feira aos 57 anos

O Baixista Canisso, dos Raimundos, sofreu uma queda em casa nesta segunda-feira...