sábado , 12 abril 2025
Notícias

Lula lamenta caos no INSS e atribui ‘desmonte’ ao governo Bolsonaro

Desde que Jair Bolsonaro (PL) assumiu a presidência da República, em 2019, cortou recursos, parou de fazer concursos e extinguiu o Ministério do Trabalho e Previdência Social, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vêm sofrendo para conseguir receber seus direitos, seja pensão por morte, seguro acidente ou aposentadoria.

Hoje, segundo levantamento da equipe de transição do presidente eleito, Lula (PT), que quer recriar o Ministério da Previdência Social para garantir atendimento digno e de excelência ao trabalhador, o número de pessoas que estão esperando o pagamento de seus benefícios há mais de 45 dias ultrapassa os cinco milhões. Os dados são do mês de setembro deste ano. Os pedidos deveriam ter sido atendidos nesse prazo, mas depois de um acordo feito em 2021, entre o governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF), a previsão passou para 90 dias, e ainda assim não vem sendo respeitada.

No Twitter Lula lamentou o ‘desmonte’ promovido pelo governo Bolsonaro (PL):

“O desmonte promovido pelo atual governo deixou como herança uma fila de 5 milhões de pessoas esperando análise do INSS. Teremos muito trabalho pela frente e temos um compromisso com o povo brasileiro. Vamos juntos atuar para garantir direitos e dignidade para a população.”

Artigos relacionados

Notícias

Desembargador antecipa aposentadoria no TJGO; filho pode herdar vaga, diz jornal

Aposentadoria • O desembargador Nicomedes Domingos Borges, de 72 anos, assinou sua...

Notícias

Avião com 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Brasileiros expulsos • Já está no Brasil uma nova leva de brasileiros...