sexta-feira , 11 setembro 2026
Mundo

Presidente da Rússia diz que ‘está aberto’ para negociar o fim da guerra contra a Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que está aberto para negociações sobre um possível acordo na Ucrânia, mas o Ocidente deve aceitar as exigências de Moscou, disse o Kremlin nesta sexta-feira (2), um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicar que estaria disposto a falar com Putin sobre o fim da guerra.

A Rússia reivindicou cerca de um quinto do território pós-soviético da Ucrânia, anexações que o Ocidente e a Ucrânia dizem que nunca aceitarão.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a recusa dos Estados Unidos em reconhecer “os novos territórios” como russos estava dificultando a busca de qualquer compromisso potencial.

“Isso complica significativamente a busca de um terreno mútuo para discussões”, disse Peskov.

Questionado se a maneira como Biden estava estruturando contatos em potencial significava que as negociações eram impossíveis do ponto de vista russo, Peskov disse: “Em essência, foi o que Biden disse. Ele disse que as negociações só são possíveis depois que Putin deixar a Ucrânia. Mas, ao mesmo tempo é muito importante dar isso em conjunto, o presidente Putin esteve, está e permanece aberto para contatos, para negociações. Claro, a maneira mais preferível de alcançar nossos interesses é por meios pacíficos e diplomáticos. ”

O conflito deixou dezenas de milhares de soldados mortos em ambos os lados e desencadeou o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.

Artigos relacionados

Mundo

Trump promete mais de R$ 25 mil por adulto se o partido dele vencer eleições nos EUA

Pode isso? O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu pagar US$...

Mundo

Gloria Steinem, pioneira mundial do feminismo, morre aos 92 anos

EUA A jornalista e ativista Gloria Steinem, uma das principais referências do...

Mundo

Irã publica vídeo feito com IA que mostra Trump sendo baleado

Inteligência artificial A agência iraniana Fars divulgou nesta segunda-feira (13) um vídeo...

Mundo

Candidata de direita, Keiko Fujimori é eleita presidente do Peru em disputa apertada

Eleições A candidata de direita, Keiko Fujimori, foi confirmada nesta sexta-feira (3)...