segunda-feira , 29 abril 2024
Mundo

Shakira se solidariza com jogador de futebol condenado à morte por defender os direitos das mulheres no Irã

A cantora pop colombiana e celebridade mundial, Shakira, usou suas redes sociais neste domingo (18), dia da final da Copa do Mundo do Catar, para chamar a atenção para a situação de Amir Nasr-Azadami, jogador de futebol iraniano condenado à morte no Irã por apoiar as revoltas populares que ocorrem no país contra a mão de ferro do regime teocrático alçado ao poder na Revolução de 1979.

“Hoje na final da Copa do Mundo, eu só espero que os jogadores em campo e o mundo inteiro se lembre que há um companheiro do futebol chamado Amir Nasr-Azadami no corredor da morte por defender os direitos das mulheres”, escreveu Shakira.

A manifestação na qual Amir participou questionava a morte de Mahsa Amini, que foi assassinada pela polícia da moralidade sob a acusação de estar usando o véu de forma inadequada. Amir está entre os nove acusados de pelas mortes de oficiais que atuaram no ato político, ocorrido no dia 25 de novembro. O jogador foi preso dois dias depois da manifestação. Além de ser acusado de traição, a Justiça do país persa também o acusa de “participar de um grupo armado e organizado que tem a intenção de atacar a República islâmica do Irã”. 

Diante da condenação de Amir Nasr-Azadani, desportistas do futebol árabe foram à público pedir a libertação de Amir. O sindicato dos jogadores profissionais de futebol (FIFPro) divulgou um comunicado em que se diz “chocado” e pede a anulação da sentença de morte contra Amir. Amir Nasr-Azadani joga no Iranjavan FC, do Irã, e se profissionalizou em 2015 no futebol.

Artigos relacionados

Mundo

“Algema não”. Trump vai se entregar, mas sem a ‘pulseira da lei’

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, vai se entregar, mas não será...

Mundo

Três semanas após tragédia, terremoto atinge a Turquia novamente e derruba mais prédios

Mais de 50 mil pessoas morreram há três semanas em uma grande...

Mundo

“Deus, Pátria e Família”, palavras ditas por Putin durante discurso no Estádio Luzhniki em Moscou

O Presidente da Rússia Vladimir Putin repetiu, nesta quarta-feira (22), durante seu...

Mundo

Putin quer guerra: presidente russo critica EUA e faz ameaça nuclear

Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (21) a suspensão do cumprimento por parte...