terça-feira , 18 fevereiro 2025
Notícias

Caso Escobar: justiça nega habeas corpus para Cacai Toledo. Suspeito continua foragido. Caiado permanece calado

Amigo íntimo da família Caiado e atuante no grupo político, o foragido Carlos César Savastano [Cacai] Toledo teve nesta quinta-feira (11) um pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Ele é procurado pela morte de Fábio Escobar, ex-coordenador da campanha (2018) de Caiado em Anápolis. Dez policiais militares foram presos como executores. Sete pessoas, entre elas uma mulher grávida de 7 meses, foram mortas em uma tentativa dos assassinos de criar uma narrativa para encobrir o assassinato de Escobar.

O crime tem raiz política. Fábio Escobar rompeu com o grupo Caiado logo após a vitória e passou a denunciar caixa dois e corrupção tanto na campanha eleitoral como no início do governo.

Denúncias envolvendo maracutaias na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Codego, levaram Cacai, que era diretor administrativo, para a cadeia em julho de 2020. Um ano depois Fábio e as outras 7 vítimas foram assassinados.

Antes porém, três empresários de Anápolis/GO (um de uma famosa marca de arroz, outro ligado ao setor imobiliário e o dono de uma factoring) tentaram comprar o silêncio de Fábio Escobar por R$ 150 mil reais. O dinheiro foi devolvido e a vítima inclusive relatou em entrevista ao G24H na ocasião que falsificaram a assinatura dele em um suposto empréstimo que justificasse a quantia devolvida. Em breve voltaremos ao assunto.

A família Caiado aparece em peso na cena do crime. O relatório da Polícia Civil de dados colhidos no telefone de Cacai Toledo no caso Codego em 2020, mostra a movimentação do ódio do grupo contra Fábio Escobar. Uma ficha criminal falsa teria pulado de mão em mão até chegar no próprio Caiado, tendo antes sido entregue a Anna Vitória Caiado, filha do governador.

Além do documento, Jorge Caiado, primo de Caiado, foi denunciado por dois coronéis da PM por ter levado Cacai Toledo até eles para encomendar o assassinato de Escobar.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: homem é espancado e tem corpo jogado em lago de Bela Vista

Homicídio Um homem, de 49 anos, foi morto após ser espancado e...

Notícias

Câmara de Goiânia, no ritmo da Alego, depois de aumento de regalias, quer criar 40 novos cargos de chefia

Proposta • A mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia apresentou um...

Notícias

Homem que anotava mortes das ex-namoradas é condenado a 28 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Goianira

Condenação • Tribunal do Júri de Goianira condenou o ambulante Jesus Pereira...