Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

domingo , 27 setembro 2026
Notícias

Polícia cumpre mandados em Goiás e DF em operação que investiga fraude de R$ 21 milhões por PIX contra banco

A Polícia Civil do DF cumpriu, nesta quinta-feira (18), uma operação que investiga fraude de R$ 21 milhões por meio de pagamentos de guias de arrecadação através de códigos PIX adulterados. Segundo a corporação, o golpe foi aplicado contra o Banco do Brasil. Os mandados foram cumpridos em Goiás, no DF e outros 7 estados.

As fraudes aconteceram entre os dias 7 e 31 de janeiro de 2023. Ao todo, 10 pessoas foram presas na operação. Entre elas, o secretário de Finanças de Acorizal (MT), Arcilio Jesus da Cruz, o filho dele e um advogado. Além disso, 19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra os investigados.

A ação policial aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Amapá e Goiás.

De acordo com as investigações, o grupo inseriu códigos de barras de guias de pagamento válidas, mas adulteraram o QR Code de PIX para valores significativamente menores.

 

Conforme a Polícia Civil, o grupo era composto de quatro núcleos:

Núcleo Operacional, que era responsável por explorar a vulnerabilidade e efetuar os pagamentos.

Núcleo de Prefeituras, que emitia as guias fraudulentas e repassava as verbas. Segundo a corporação, Prefeituras de Morros (MA), Ubaitaba (BA), Serra do Navio (AP), Jacinto (MG), e Acorizal (MT) estiveram envolvidas no golpe.

Núcleo de Intermediadores, responsável por facilitar a comunicação entre o núcleo operacional e as prefeituras.

E, por fim, o Núcleo Financeiro, que utilizava empresas para permitir a retirada dos recursos ilícitos das contas das prefeituras.

Artigos relacionados

Notícias

Atlético-GO vence Goiás na Serrinha e entra no G-6 da Série B

• Dragão vence na casa do rival O Atlético-GO venceu o Goiás...

Notícias

URGENTE: Justiça suspende pesquisa Quaest que colocou Daniel Vilela na frente em Goiás

• Justiça suspende pesquisa Quaest A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da...

Notícias

Camile Vitória, filha do radialista Luciano Sassinhora, morre aos 23 anos em Goiânia

• Jovem enfrentava leucemia Morreu nesta sexta-feira (25), aos 23 anos, Camile...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia