Nas três primeiras semanas de 2024 foram registrados 231 casos de dengue em Goiânia. O número apresentado pelo Boletim Epidemiológico Arboviroses ainda aponta outros 844 casos que estão em investigação.
O documento que está em sua 3° edição reúne dados do monitoramento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, dengue, zika e chikungunya na capital. O estado de Goiás corre o risco de uma epidemia de dengue Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, isso porque há a circulação de 4 sorotipos da doença.
A dengue tem números alarmantes em todo o país com mais de 55 mil casos notificados nas duas primeiras semanas deste ano e seis mortes. No estado de Goiás, 91 municípios estão listados como de alto risco de contaminação pelo Aedes aegypti, o que acende o alerta para as autoridades.
Os números na capital apresentaram uma queda no número de casos de 45,9% em relação ao mesmo período de 2023. Contudo, com as constantes chuvas e o sol forte típicos do verão, favorecem a proliferação do mosquito transmissor e o combate tanto do poder público quanto da própria população devem ser reforçados.