terça-feira , 16 julho 2024
Notícias

Caso Valério Luiz: TJ-GO julga recursos um ano e três meses após Júri Popular. Condenados seguem em liberdade

No dia 9 de novembro de 2022, o juiz Lourival Machado anunciou a decisão do Júri Popular que condenou quatro dos cinco acusados de assassinar o radialista Valério Luiz. Porém a luta da família por justiça não terminou por aí, eles permaneceram pouco dias na cadeia e logo começaram as apelações na justiça. A análise dos recursos está marcada para o dia 19 deste mês, mas a sessão deve ser adiada para o dia 27, já que os advogados de defesa devem pedir sustentação oral.

O assistente de acusação Valério Luiz Filho vê com otimismo esse julgamento e está convencido de que, desde o início, tudo foi conduzido dentro da legalidade. Valério enfatiza que a acusação sempre teve uma grande preocupação em apresentar toda a verdade dos fatos e em respeitar todos os procedimentos de defesa dos acusados, tanto que o caso levou 10 anos para ir a julgamento, com quatro adiamentos em 2022, todos provocados pela defesa.

Os advogados dos acusados questionam a imparcialidade do juiz e pedem a anulação do julgamento, alegando que alguns elementos não foram considerados.  “A estratégia deles provocar um novo júri e atrasar ao máximo possível como fizeram em 2022. Porém, tecnicamente, é muito tranquilo para que o Tribunal de Justiça mantenha a decisão soberana dos jurados”, disse Valério Luiz Filho.

Valério Luiz de Oliveira foi assassinado em 5 de julho de 2012, na porta da rádio em que trabalhava no Setor Bueno, devido às suas opiniões como comentarista. Maurício Sampaio, apontado como mandante, foi condenado a 16 anos de cadeia; Urbano de Carvalho Malta, acusado de contratar o policial militar Ademá Figueredo para cometer o homicídio, recebeu uma pena de 14 anos; Ademá Figueredo Aguiar Filho, apontado como autor dos disparos, foi condenado a 16 anos; Marcus Vinícius Pereira Xavier, que teria ajudado os demais a planejar o homicídio, foi condenado a 14 anos de reclusão.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: mulher mata marido e corta pênis dele em Goiânia

Fato Uma mulher matou o próprio marido e ainda cortou o pênis...

Notícias

Policiais são agredidos com cadeiradas por familiares de um suspeito após abordagem em Itapoã (DF)

Fato • Familiares de um suspeito de dirigir em alta velocidade agrediram...

Notícias

Pergunta do dia: juntando os dois, dá um político meio honesto? Ambos caíram na mira da PF

Fato • Sandro Mabel e Leandro Vilela, duas “raposinhas” Sandro Mabel e...