Fernanda Ferreira Martins, de 16 anos, morreu neste sábado (3) em Uruaçu (GO) após complicações em decorrência da dengue.
A jovem cursava o terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Dona Maria Elisa da Silva e sua morte causou grande comoção na cidade.
Goiás é o 5º Estado com mais casos de dengue no Brasil. O governo Caiado precisa sair dos protocolos e agir no combate ao mosquito.
Governa não age
As medidas anunciadas são tímidas: criação de gabinete virtual para discutir o problema e a criação de número de telefone para o doente ligar pedindo médico. Como isso vai funcionar se o atendimento nos Hospitais Estaduais é precário, com longas filas de espera?
Caiado jogou a culpa na população e cobrou colaboração. Mas o governo e as prefeituras não fizeram as suas partes para acabar, por exemplo, com os lixões, locais estratégicos para criadouros e proliferação do mosquito. Aliás, sobre esse tema, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado vive recebendo protocolos e esticando prazos.
Não basta cobrar apenas conscientização, as pessoas estão morrendo. É preciso ampliar o número de agentes comunitários de saúde e realizar uma varredura no Estado. Caiado tem que o usar o poder da mídia para alertar as pessoas, em vez de ficar fazendo propagando de si mesmo com dinheiro público, pensando em campanha presidencial.
Uma vida tão jovem se foi em Uruaçu, e as autoridades políticas são culpadas por fazerem muito pouco em Goiás na guerra contra a dengue.