O retorno das atividades legislativas na Câmara Municipal de Goiânia aconteceu nesta terça-feira (06) e foi marcado por uma série de pautas importantes como o empréstimo milionário desejado pela prefeitura e a convocação dos aprovados no concurso para funcionários da saúde e educação, que, depois de anos, ainda não foi feita. A sessão foi marcada pela presença do prefeito Rogério Cruz, além de manifestantes que pediam a convocação dos aprovados e a não privatização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU.
Um dos pontos centrais das discussões foi o empréstimo de R$ 710 milhões que a Prefeitura de Goiânia pleiteia para a execução de diversas obras na cidade. No entanto, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Carlos França, determinou a suspensão da tramitação do processo nesta segunda-feira (05). Essa decisão ocorreu após a recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para que o projeto sofresse essa interrupção.
Ao ser questionado, o prefeito de Goiânia afirmou não ter conhecimento sobre essa decisão. “Não chegou até mim essa informação. Até onde eu sei o processo está tramitando do Ministério Público. Ponto. Sobre decisão do TJ, eu não tenho conhecimento ainda. Se houve, ainda não chegou na prefeitura.”, disse Rogério Cruz.
Cobranças:
Outra pauta importante foi a convocação dos aprovados no concurso municipal para a seleção de novos funcionários efetivos na educação e saúde. Manifestantes entoaram palavras de descontentamento com a situação, visto que Goiás é o quinto estado com mais casos de dengue no país e dezenas de funcionários que não foram convocados para desempenhar suas funções com a justificativa de que essa ação desrespeitaria o percentual legal destinado ao pagamento da folha de pessoal da prefeitura.
Vereadores como Willian Veloso e Kátia Maria também destacaram a importância da convocação dos aprovados em concursos específicos, como os agentes comunitários de saúde e de endemias, ressaltando a gravidade do problema da dengue na cidade e a necessidade de reforço para o combate à doença.