domingo , 15 novembro 2026
Notícias

Governo isenta do IR quem ganha até dois salários mínimos

A partir de agora, quem ganha até R$ 2.824, ou seja, dois salários mínimos, não terá mais de pagar Imposto de Renda. A Medida Provisória já entrou em vigor com a publicação no Diário Oficial da União.

Esse é o segundo aumento da faixa de isenção da cobrança do Imposto de Renda, desde o início do governo.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903 desde 2015, subiu em 2023 para R$ 2.640; e agora passa a ser de R$ 2.824.

Miais de 15 milhões de brasileiros serão beneficiados com a mudança. São empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas que recebam até dois salários mínimos.

O Ministério da Fazenda destaca que a decisão ultrapassa o objetivo principal da proposta, de reduzir a cobrança do Imposto de Renda daqueles que recebem menos.

Por causa da progressividade da tabela, todos os contribuintes do Imposto de Renda serão beneficiados com a alteração, ou seja, mais de 35 milhões de pessoas.

A Medida Provisória precisa se aprovada pelo Congresso Nacional.

Fonte: Agência Brasil

Artigos relacionados

Notícias

Milei bate o martelo: vai disputar a reeleição na Argentina em 2027

• De olho em mais quatro anos O presidente argentino Javier Milei...

Notícias

Casos graves de covid-19 voltam a subir no Brasil, aponta Fiocruz

• Alta no início de novembro Os casos confirmados de síndrome respiratória...

Notícias

EUA subiram as tarifas e o Brasil foi fazer negócio com outros países, diz Lula

• A reação ao tarifaço O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...