Uma mega Operação da Polícia Federal, realizada nesta quinta-feira (8), teve como alvo ex-presidente Jair Bolsonaro, militares e pessoas ligadas a ele que tentaram dar o golpe de Estado. Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão.
Entre os alvos de mandados de busca e apreensão estão aliados de Bolsonaro, como Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Valdemar Costa Neto, Almir Garnier e Tercio Arnaud. organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
Contra Bolsonaro, são aplicadas medidas restritivas, com a proibição de deixar o país, devendo entregar o passaporte no prazo de 24 horas, e de se comunicar com demais investigados, nem por meio de advogados.
Quatro alvos dos mandados de prisão estão Rafael Martins de Oliveira (major das Forças Especiais do Exército), Filipe Martins (ex-assessor especial de Bolsonaro), Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel do exército) e Marcelo Camara (coronel do Exército).
Segundo a Polícia Federal, o major teria inclusive pedido R$ 100 mil reais para Mauro Cid para organizar o golpe. Ministros foram monitorados e houve um plano de ataque que pretendia prender Rodrigo Pacheco, Alexandre e Moraes e Gilmar Mendes.