O avião disponibilizado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) deve ter o mesmo fim do jatinho cedido pela justiça federal: uso político, conforme avaliação da jornalista Fabiana Pulcineli.
De acordo com a jornalista Fabiana Pulcineli, a Alego só conseguiu a autorização para o uso da aeronave depois de sugerir o compartilhamento com o Corpo de Bombeiros, para transportar órgãos ou fazer algum outro atendimento de urgência.
Sabe-se, porém, que os bombeiros já têm frota própria. Assim, o avião ficaria à disposição da Alego por mais vezes. No final das contas, o uso acabaria sendo mais político do que para a saúde, da mesma forma como ocorreu com o jatinho cedido ao Governo de Goiás.
Vale lembrar que das 74 viagens do Cessna Citation Aircrafit em 2021, apenas 4 foram para a real finalidade. As outras 70 serviram para o governador Ronaldo Caiado perambular por aí. O nome da filha de Caiado, Anna Vitória, também aparece na ‘farra do jato’, ela usou o brinquedo 3 vezes. Gracinha Caiado também entrou na dança.
Autorização para a Alego
A Alego obteve autorização judicial para usar um avião Baron 95-B55, que foi apreendido em uma ação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas. A aeronave vai ficar à disposição dos deputados, sendo que o presidente Bruno Peixoto terá prioridade.
A expectativa é de que os gastos com o avião cheguem à ordem de R$ 500 mil anuais, já inclusos manutenção, seguro e combustível com voos de até 150h. Também devem ser gastos R$ 91 mil para reparos que garantam o funcionamento do avião.