terça-feira , 13 maio 2025
Notícias

Fux autoriza quebra de sigilos bancário e fiscal de deputado Janones

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG), bem como de alguns de seus atuais e antigos assessores parlamentares.

O deputado é alvo de inquérito no Supremo, aberto em dezembro pelo ministro do Supremo Luiz Fux, a pedido da Procuradoria Geral República (PGR). A suspeita é de que tenham ocorrido desvios de salários no gabinete do parlamentar. A investigação apura os crimes de peculato, concussão e associação criminosa.

Ao autorizar as quebras de sigilo, em despacho assinado na terça-feira (20), Fux escreveu que “os indícios de possível prática criminosa estão bem descritos na representação da Autoridade Policial, com possível ação conjunta dos investigados no suposto esquema criminoso”. Ele atendeu a pedido da Polícia Federal (PF), com aval da PGR.

O processo foi movido após parlamentares de oposição terem apresentado notícias-crime contra o deputado. O caso veio à tona depois que o portal Metrópoles publicou um áudio em que Janones aparece solicitando a seus assessores o repasse de parte dos salários para ajudar a pagar prejuízos com a campanha eleitorai de 2016. Naquele ano, o parlamentar disputou a prefeitura de Ituiutaba (MG), mas não foi eleito.

Assessores a quem Janones enviou o áudio ainda trabalham com o parlamentar e foram ouvidos pela PF no caso. Para pedir as quebras de sigilo dos envolvidos, os investigadores apontaram divergências nos depoimentos.

Artigos relacionados

Notícias

Vereadores da Câmara Municipal de Goiânia discutem o abandono dos cemitérios públicos municipais

Cemitérios públicos abandonados • Vereadores da Câmara Municipal de Goiânia debateram a...

Notícias

Virginia Fonseca depõe na CPI das Bets e nega ganhos com perdas de apostadores

• Contratos e comissão A influenciadora digital Virginia Fonseca depôs nesta terça-feira...

Notícias

Goiás violento: mulher esfaqueia colega de casa após uma discussão e vai parar no xilindró em Rio Verde (GO)

Tentativa de homicídio • Uma mulher é suspeita de tentativa de homicídio...