O corregedor nacional do Ministério Público (MP), Ângelo Fabiano Farias, disse que vê com preocupação em excesso de violência policial no estado de Goiás. Durante evento de abertura de correição ordinária no MP, ele citou supostos confrontos que deixaram 9 mortos na Grande Goiânia, no último sábado (3).
Ângelo ressaltou que o Conselho Nacional do Ministério Público pretende começar a atuar nos casos onde há excessos da atuação policial. Ele pontuou que, em alguns casos, é necessária uma atuação mais energética no combate ao crime organizado, mas que excessos precisam ser contidos e controlados.
“Nos chamou atenção uma operação policial recentemente em que morreram nove pessoas aqui”, destacou. Ele disse, ainda, que, em breve, o Conselho deve lançar um olhar especializado para a questão de excessos policiais em estados em que há altos índices de violência policial.
Vale lembrar que Goiás está na lista de estado violentos quando o assunto é atuação policial. Só em 2023, houve o registro de 517 óbitos por intervenção policial, uma média de 1,4 morte por dia.