Fato
• A Polícia Federal realiza, nesta quarta-feira, uma operação contra desvio de dinheiro público na área da saúde da cidade de Porangatu. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no referido município e também em Goiânia.
2ª fase da Operação Laboratórios Premiados
• Segundo a PF, esta é a 2ª fase da Operação Laboratórios Premiados. A 1ª fase aconteceu em março de 2023, quando foram apreendidos objetos e documentos, que confirmavam as suspeitas de desvio de dinheiro público da saúde de Porangatu, por meio de direcionamentos a clínicas de exames laboratoriais e de imagem do município.
Familiares da prefeita
• Durante a investigação, foi apurado que integrantes da família da prefeita Vanuza Valadares (União Brasil) participavam da gestão municipal mesmo sem ocuparem um cargo formal na Prefeitura. A Polícia disse que encontrou fortes indícios de prática de corrupção por parte de um deles.
• Os mandados de hoje têm o objetivo de esclarecer os vínculos entre a prefeita e seus familiares com os empresários proprietários de clínicas e laboratórios que prestavam serviço no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).