Fato
- O livro “60 anos do golpe, gerações em luta” foi lançado em um evento na noite desta segunda-feira (01) no auditório da Associação dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).
Obra e idealização
- Diante do questionamento “onde estávamos em 1964 e onde estamos em 2024?”, o livro reúne reflexões de 60 autores e 5 coautores que sobreviveram à ditadura militar que governou o Brasil ao longo de 21 anos, deixando um legado doloroso de mais de 600 mortos e desaparecidos.
- A obra conta com uma pluralidade de autores, desde ex-combatentes da ditadura, ex-coordenadores da Comissão Nacional da Verdade, acadêmicos, escritores, poetas, jornalistas, sindicalistas, entre outros.
- Essa iniciativa é do advogado Francisco Celso Calmon, ativista e ex-preso político, também da Rede Brasil, Memória, Verdade e Justiça. Na obra dois deles são goianos, os jornalistas Pinheiro Salles e Laurenice Noleto. Laurenice destaca a importância da obra nos tempos atuais.
“certas figuras continuam a defender e exaltar esses tempos sombrios. Por isso a obra se mostra atual e necessária”.
Lançamento
- Goiânia foi uma das cidades a sediar o lançamento nacional do livro “60 anos do golpe, gerações em luta”.
- Os lançamentos foram feitos simultaneamente no primeiro dia de abril, no Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Curitiba, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Foto: Divulgação