sábado , 6 julho 2024
Notícias

Moraes quer inclusão de Elon Musk em inquérito das milícias digitais

Fato

• O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a inclusão do multibilionário Elon Musk entre os investigados do chamado Inquérito das Milícias Digitais, que apura a suposta atuação criminosa de grupos suspeitos de disseminar notícias falsas em redes sociais para influenciar processos políticos.

Decisão

• Na mesma decisão, tornada pública na noite desse domingo (7), Moraes ordena a instauração de um “inquérito por prevenção” para apurar as condutas de Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), entre várias outras empresas.

• Segundo o ministro, a inclusão do empresário no Inquérito das Milícias Digitais foi motivada pela possível “dolosa [intencional] instrumentalização criminosa da rede social X”.

• Já a abertura de um outro processo deve-se às recentes manifestações de Musk, como a de que liberaria contas de usuários da X suspensas por decisões judiciais brasileiras – conduta que, em sua decisão, Moraes tipifica como possíveis casos de obstrução da Justiça e incitação ao crime.

• Elon Musk desafiou diretamente as ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e disse que reativará todas as contas do X, ex-Twitter, proibidas pela corte, mesmo que a decisão custe o fechamento da plataforma no Brasil.

Desinformação

• Em sua sentença, Moraes sustenta que, “na data de 6 de abril”, o dono da X “iniciou uma campanha de desinformação sobre a atuação do STF e do TSE, reiterada no dia 7, instigando a desobediência e obstrução à Justiça, inclusive em relação a organizações criminosas”.

Artigos relacionados

Notícias

Vereadores de Anápolis aprovam aumento de quase 40% para os próprios salários

Fato Os vereadores de Anápolis aprovaram um aumento de quase 40% para...

Notícias

Vereadora Aava Santiago presenteia presidente Lula com camisa do Vila Nova

Fato A vereadora Aava Santiago (PSDB-GO) participou de um café da manhã...

Notícias

Goiás violento: jovem de 18 anos morre após tiroteio em Quirinópolis

Fato Um jovem de 18 anos morreu e outro de 25 ficou...

Notícias

Detento morre após arrancar dente em Anápolis. Testemunhas denunciam negligência

Fato Um detento, que não teve o nome divulgado, morreu ao contrair...