terça-feira , 4 março 2025
Notícias

Caiado vai ter que engolir: “O Avesso da Pele” retorna às escolas de Goiás após censura

Fato

  • Após um mês de polêmica e censura por parte do governador Ronaldo Caiado, a obra de Jeferson Tenório, que aborda temas como racismo e violência policial, volta a estar disponível para estudantes do ensino médio nas redes públicas de Goiás.

Censura

  • Em março, os livros foram retirados das escolas após o deputado Amauri do Chapéu, que não leu a obra, subir na tribuna da Assembleia para atacar o autor, seguindo a cartilha radical  de sua ideologia.

Reconsideração

  • Após análise, a Secretaria de Educação reconheceu que a censura era injustificada e ilegal.
  • No Paraná, o livro será recomendado para o público adulto e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto em Goiás, estará disponível nas bibliotecas das escolas que atendem ao ensino médio e à EJA.

O livro

  • “O Avesso da Pele” faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do Ministério da Educação, destinado ao Ensino Médio.

 

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: homem pede ajuda a idosa e a agride após tentar roubá-la

Agressão Um homem, que não teve o nome e a idade revelados,...

Notícias

Homem morre após se afogar em lago de condomínio em Hidrolândia

Afogamento Um homem, que não teve o nome e idade divulgados, morreu...

Notícias

Confira os filmes premiados no Oscar 2025

97ª edição do Oscar • O evento entregou, em Los Angeles, 23...

Notícias

Goiás violento: bebedeira termina com morte em Catalão (GO)

O caso • Rafael da Silva Soares, de 26 anos, foi esfaqueado...