segunda-feira , 29 abril 2024
Notícias

Justiça manda governos Caiado e Lula pagarem medicamento para paciente com câncer em Itumbiara-GO. Estado tenta se esquivar

Fato

  • Uma decisão da 1ª Vara Federal Cível de Goiás, determinou que a União e o Estado de Goiás forneçam dois medicamentos de alto custo, que juntos no valor de R$ 524 mil, para o tratamento de um paciente portador de Melanoma Maligno com metástase pulmonar.
  • A decisão é do juiz Eduardo Pereira da Silva. O prazo para o cumprimento da decisão é de 30 dias.

Vitória na Justiça

  • A advogada do paciente, Ionara Arantes, ressaltou a celeridade que o caso foi tratado pela justiça. “Em questão de 10 a 15 dias o nosso pedido foi analisado pelo juiz, que determinou que tanto o Estado, quanto a União, eles têm essa responsabilidade de arcar com esse tratamento”.
  • O juiz Eduardo Pereira da Silva acatou os argumentos da defesa e determinou o fornecimento dos medicamentos no prazo de 30 dias. Ele destacou que “a imprescindibilidade do tratamento pleiteado e a ineficácia dos fármacos fornecidos pelo SUS foram atestados por médicos”.
  • O paciente, de 52 anos, é portador de melanoma invasivo do tipo acral lentiginoso. O tratamento oncológico prescrito para o seu caso envolve os medicamentos Nivolumabe e Ipilimumabe (Imunoterapia), ambos internacionais e não ofertados pelo SUS.

Governo Caiado não quer pagar

  • A partes intimadas a pagar o tratamento podem apresentar, até na próxima sexta-feira (19), suas contestações. Até esta segunda-feira (15), apenas o Governo de Goiás se manifestou, alegando em sua defesa que a responsabilidade deve ser totalmente do Governo Federal.

Possibilidade de cura

  • Com o tratamento convencional a expectativa de vida do paciente seria de 1 ano. Agora com os medicamentos Nivolumabe e Ipilimumabe (Imunoterapia) a expectatixa aumenta para 5 a 10 anos ou até a cura.

Veja no vídeo;

Artigos relacionados

Notícias

Você pagou! Viagem de Caiado para manifestação de Bolsonaro custou 64 mil reais em diárias dos cofres do Estado

Fato A jornalista Fabiana Pulcinelli revelou nesta segunda-feira (29), em O Popular,...

Notícias

Menino de 10 anos morre após retroescavadeira tombar na GO-164, em Faina

Fato Um menino de 10 anos morreu depois de uma retroescavadeira tombar...

Notícias

Goiás inseguro: Bandidos furtam caixas de som da Carreta Furacão em São Simão

Fato A alegria das crianças de São Simão, sudoeste de Goiás, foi...

Notícias

Laboratório é investigado por fraudes em exames em Goiás

Fato O Laboratório Vida é investigado por fraudes em exames, em cidades...